Comunidade Santa Ifigênia

comunidade-santa-ifigenia

Rua João Leme do Prado – Lote 19 Quadra P – Santa Efigênia CEP 13323-472

Missas e Celebrações: Sábado 17h // Toda 4ª quinta-feira 19h30min

Santa Efigênia é a padroeira dos militares, auxiliadora daqueles que buscam a casa própria e protetora dos incêndios. Foi a propagadora do Cristianismo na Etiópia. Comemoramos sua santidade no dia 21 de setembro, mesma data do evangelizador São Mateus, o qual a converteu ao Cristianismo.

História de Santa Efigênia

Passados oito anos que Jesus subiu aos céus, o apóstolo de Jesus, São Matheus, juntamente com mais outros dois discípulos, encaminharam-se para a capital de Núbia, na Etiópia, para evangelizar. Como o reino de Núbia era entregue ao paganismo, a palavra de Deus proferida pelos discípulos foi mal recebida na cidade e as pessoas o taxaram como insano. De todos que maldiziam, apenas a princesa Efigênia aceitou o único Deus salvador e rejeitou a vida pagã que levara.

Efigênia sentia-se mergulhada no amor de Deus e da entrega de Jesus Cristo aos pecadores. Mas a cidade era organizada por regras que os pagãos ditavam. Como exerciam grande influência na população de Núbia, começaram a espalhar mentiras pela cidade, aclamando que Mateus era maldito porque insultavam os seus deuses que, por sua vez, só continuariam a seu os deuses da cidade de Núbia se oferecessem Efigênia em sacrifício, pois ela os afrontou acreditando no Senhor Deus.

Ela deveria ser queimada viva em sacrifício, numa espécie de “Incêndio Sagrado”. A pressão da população, intermediada pelos pagãos influentes, convenceram o rei a tal sacrifício.

Que todos os visitantes que entrarem nela sintam a bondade, o amor e a paz. – Oração de Santa Efigênia

SANTA EFIGÊNIA NA FOGUEIRA

Entregue a fé em Deus e alimentada pela coragem que São Mateus lhe dava, esperou o momento de seu sacrifício, sem fugir e se amedrontar. Uma fogueira foi preparada no formato de um trono. Efigênia foi obrigada a se assentar no trono. No momento de atear fogo, as chamas se ergueram e Efigênia elevou sua voz aos céus, invocando o nome do poderoso jesus Cristo. De repente, um anjo desceu dos céus e a fez invisível diante de todos, reaparecendo em lugar oposto ao trono de fogo.

Diante de tal milagre que a libertou do sacrifício, o povo de Núbia passou a acreditar no que o apóstolo Mateus pregava ao chegar na cidade pagã da Etiópia. Rei, rainha e a maioria dos moradores de Núbia se converteram ao Cristianismo. Efigênia foi batizada pelo Espírito Santo, bem como toda a corte. A partir de então, ela se entregou na tarefa incessante de pregar a palavra de Deus.

SANTA EFIGÊNIA E A PROVAÇÃO

A morte dos pais de Efigênia foi o marco inicial do processo de provações que enfrentaria. O príncipe Hirtaco, tio de Efigênia, era uma pessoa egocêntrica. Ganancioso, tomou o poder herdado por Eufrônio, que era irmão de Efigênia. Diante de tal injustiça, era de se esperar que Efigênia ficasse ao lado do seu irmão.

Quando tio assumiu o poder pelo mal caminho, prometeu meio reino ao apóstolo Mateus, caso ele conseguisse convencer Efigênia a se casar com ele. Como Mateus era filho honroso de Deus, rejeitou no mesmo instante a proposta. Hirtaco, enfurecido, ordenou a morte de Mateus.

Como se não bastasse sua vingança pela rejeição, Hirtaco ordenou aos soldados que destruíssem o convento onde Santa Efigênia vivia com as irmãs. Durante o incêndio, as três irmãs se prostraram, pedindo ajuda e misericórdia de Deus. Milagrosamente o fogo se apagou das paredes do convento e acendeu no palácio do Hirtaco. O fogo se alastrou com tanta intensidade que em pouco tempo o palácio havia se tornado cinzas, permanecendo apenas ruínas. Amedrontado, Hirtaco fugiu e Eufrônio, irmão de Santa Efigênia, torna-se, por direito e desejo do povo, o rei d e Núbia. Seu reinado de paz durou 70 anos e seu filho, posteriormente proclamado rei, ordenou a construção de várias igrejas na Etiópia. Santa Efigênia passou a ser reconhecida como a santa libertadora de Núbia.

Oração – A vós, ó Pai Bondoso, com fervor vos suplico por esta casa, por todos que nela vivem e por tudo que ela possui. Abençoai e enriquecei-a.

Concedei prodigamente o orvalho do céu e a fertilidade da terra, o bem estar espiritual e todas as coisas necessárias para a vida.

Que vossa bênção esteja sempre sobre ela e que o Espírito Santo permaneça nos corações de seus moradores.

Que todos os visitantes que entrarem nela sintam a bondade, o amor e a paz.

Pela intercessão de Santa Efigênia, a quem protegestes o teto, atendei nossas orações.

    Siga-nos

    Semeador

    Semeador – Edição 180

    Semeador – Edição 180

    + Edições

    Comunidades

    Oração de Nossa Senhora

    Oração de Nossa Senhora